dsc01510Segundo a LDB, o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica para a cidadania, mediante:
– desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
– a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
– desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
– fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A Motivar tem como marca no seu projeto de ensino o uso de temas semanais que são iguais em todas as séries (desde o grupo 2 até o 5º ano). Os 40 temas são trabalhados, respeitado as idades e os níveis de aprendizagem, com uma proposta interdisciplinar utilizando músicas, brincadeiras, vídeos, vivências e atividades com material didático.
Os alunos do ensino fundamental trabalham também com um material didático produzido pela escola (módulo) que tem como característica principal a interdisciplinaridade.
Para os alunos do fundamental (exceto 1º ano), foram adotados 4 paradidáticos, um por unidade. Além de estimular o hábito da leitura, a adoção destes livros contribuirá também para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, já que serão elaborados trabalhos baseados nas histórias dos paradidáticos. Os alunos do fundamental têm ainda aula de Arte, onde também são estimulados ao exercício da criatividade.
No 1º ano do ensino fundamental (alfabetização), a professora trabalha as fábulas na 1ª e na 2ª unidade. As crianças acompanham as histórias em apresentação de slides e depois fazem um trabalho de interpretação através de desenhos, discussões e exercícios. Já nas unidades 3 e 4, quando as crianças estão com o processo de leitura mais adiantado, é feita uma ciranda onde a leitura dos livros deve ser feita pela própria criança afim de iniciar o treino para uma leitura fluente.