⦁ Tema Anual

“A maravilha de ser criança”, tema de 2020 e 2021, é um tema que traz um leque de possibilidades que podemos explorar no nosso ano letivo. A principal delas é valorizar a essência do ser criança, incentivando na rotina dos nossos alunos atividades que ajudem a desenvolvê-los de maneira plena. Brincar, correr, pular, gritar, cantar, estudar, abraçar, respeitar, conhecer, vivenciar… são ações necessárias para a criança ter uma infância feliz e saudável.

A palavra “maravilha” usada no tema nos leva a uma atmosfera de sonho e fantasia, possibilitando trabalhar com o mundo da leitura e da criatividade.


⦁ Temas anteriores

  • CONSTRUINDO O MEU CAMINHO – O futuro que queremos para nossos filhos é um futuro FELIZ.

    Desde o nascimento, cada atitude, cada escolha, cada vivência se tornam elementos importantes na construção do caminho a ser percorrido e este reflete diretamente no objetivo a ser alcançado. Em 2019, fizemos atividades que evidenciaram a importância de cada passo dado para um futuro de sucesso. A participação dos pais foi muito importante no trabalho que fizemos sobre as profissões, pois alguns se disponibilizaram a falar sobre a trajetória deles e fizeram atividades práticas com as crianças.

  • A NATUREZA COMO EXEMPLO – A natureza tem o seu ciclo perfeito! A água, o Sol, os animais, os vegetais nos dão diariamente exemplos de disciplina, humildade, organização, liderança, altruísmo, dedicação, superação…

    O tema é rico, amplo e autoexplicativo, mas é preciso parar e notar para perceber e aprender. Esse foi o nosso objetivo ao trabalhar esse tema em 2018: proporcionar às crianças a oportunidade de conhecerem e observarem os hábitos dos animais, como: as formigas que trazem um exemplo de trabalho em equipe e organização social; os elefantes que dão exemplo de solidariedade e amizade; as borboletas que nos dão exemplo de transformação e da importância de cada fase para um resultado de sucesso. Além dos animais, as plantas têm muito a nos ensinar, como a importância do plantio para uma boa colheita; o Sol também nos dá exemplo de precisão e disciplina, enfim… com certeza, um ano de trabalho sobre o tema foi pouco para aproveitar tudo de bom que a natureza tem para nos ensinar, por isso os ensinamentos estarão presentes em outros temas e outras atividades sendo abordados de maneira diferente.

  • PERDIDOS NO ESPAÇO -A rotina das crianças na atualidade vem trazendo como consequência uma grande perda no que diz respeito a VIVER A INFÂNCIA. Perda do espaço – a necessidade de passar o dia em creches tira da criança o direito de conviver no dia a dia com seus brinquedos, seus objetos, seu espaço. E as crianças que ficam em casa, muitas vezes, também não exploram o espaço, pois passam o dia restritos à televisão, tablet, celular, computador…

    Com o Tema PERDIDOS NO ESPAÇO, a Motivar irá elaborar atividades para proporcionar aos alunos uma infância bem vivida, convidando a família para participar e contribuir para que tenhamos um grande sucesso no resultado.

  • O PARAÍSO QUE QUREMOS – O paraíso que queremos é um lugar que depende do “querer” de cada um. Se você gosta de rock, por exemplo, no seu paraíso não poderia faltar os discos das melhores bandas de rock do mundo. Contudo, estamos falando de um paraíso que é comum a todos nós enquanto seres humanos. Um paraíso que atenda às nossas necessidades vitais e que ajude no nosso desenvolvimento emocional. Esse lugar pode e deve ser a nossa casa, a nossa escola, o nosso trabalho; basta a gente cultivar sempre em nós (primeiramente) os bons hábitos e valores. Este é o objetivo do tema da Escola Motivar em 2016: cultivar em nossos alunos o RESPEITO às nossas necessidades e às necessidades dos outros para juntos construirmos o NOSSO PARAÍSO.
  • CIRCO – O circo é um mundo de sonhos, cores, sorrisos… por isso tem perfeita relação com o universo infantil. As atividades foram planejadas focando a formação integral das crianças, trabalhando a criatividade, disciplina, equilíbrio, coordenação motora, concentração, resistência física… Além dessas habilidades, o trabalho com o tema Circo também desenvolveu nos alunos valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o crescimento pessoal e social, dando resposta às grandes necessidades da sociedade contemporânea.
  • DE QUEM É A BOLA ? – Esse tema nos permitiu fazer link com uma série de subtemas que são importantes para trabalhar com as crianças e os pais, como importância das regras, importância da disciplina, trabalho em grupo, ajuda mutua, companheirismo, saber ganhar e perder, respeito, saber esperar…
    2013 – Baú dos valores perdidos – Trabalhamos durante todo o ano procurando resgatar com os alunos valores que venham ser proveitosos para uma boa convivência com os colegas, a escola, com a família e mais tarde com a sociedade.
  • BAÚ DOS VALORES PERDIDOS – Trabalhamos durante todo o ano procurando resgatar com os alunos valores que venham ser proveitosos para uma boa convivência com os colegas, a escola, com a família e mais tarde com a sociedade.
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS – A partir das histórias de diversos autores, analisamos com os alunos as características dos personagens, as consequências dos seus atos no contexto da história e as possíveis consequências destes mesmos atos na vida real. Esse é o papel de nós, adultos e educadores, orientar nossas crianças a perceber o mundo em sua volta, percebendo a existência de coisas positivas e negativas, mas optar sempre por seguir os bons exemplos.
  • SOMOS PEQUENOS PRÍNCIPES – O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas é uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.
  • O QUE NOS ALIMENTA — Neste tema, foi salientado de que as crianças são seres humanos em formação e que precisam ser alimentadas diariamente com valores que irão fornecer um desenvolvimento saudável e equilibrado. Que alimentos são esses? Além dos alimentos do corpo que são as frutas, verduras, atividades físicas… existem os alimentos da mente e da “alma”, que são a amizade, o amor, a paciência, o lazer, o estudo…
  • VIDA DE CRIANÇA— Quando trabalhamos a importância de resgatar as brincadeiras infantis, como amarelinha, pula corda, elástico, esconde-esconde, pega-pega, bem como as cantigas de roda.
  • A MAGIA DAS CORES— Quando passamos o ano trabalhando com as obras musicais de Toquinho e Vinícius, dando ênfase a atividades de pintura, sucata… arte em geral.

⦁ Projeto Criança Prendada

Na rotina das famílias atualmente há pouco espaço para ensinar às crianças tarefas do dia-a-dia. É mais rápido e prático o adulto fazer do que esperar que a criança faça. Com isso não permitimos que nossos filhos tenham a oportunidade de fazer sozinhos tarefas como: comer, se vestir, tomar banho, mexer o suco, preparar o sanduiche, lavar a louça, encaixar a parte do brinquedo que soltou… Atividades assim podem parecer pouco importantes, mas nessas situações se aprende disciplina, solidariedade, descobrem-se novas habilidades, aprende-se a prevenir acidentes, compreende-se a importância da higiene, da organização, e mais importante: a criança aprende a ter autonomia. Isso faz parte da educação para a vida.

A escola Motivar pretende com o projeto “Criança Prendada” incentivar esse hábito nas crianças e nas famílias. As crianças podem e devem desenvolver autonomia e ser com o tempo capazes de auxiliar nas tarefas de casa e, no futuro, ter condições de realizarem suas atividades diárias com independência e organização. No projeto, faremos atividades que envolvem culinária, costura, limpeza, plantio e colheita, entre outras.

Contamos com o apoio das famílias no sentido de dar continuidade às atividades elaboradas pela escola, permitindo que a criança as execute dentro de casa naturalmente.

⦁ Conhecendo nossas crianças

A psicóloga na escola contribui para facilitar o processo de ensino-aprendizagem buscando o desenvolvimento do aluno em todos os seus aspectos, seja cognitivo, motor, emocional ou social. Com este objetivo, ela entrará em sala quinzenalmente para desenvolver um trabalho conforme a faixa etária de cada turma. Trabalharemos temas, como: construção da identidade, provocando nas crianças uma reflexão sobre sua identidade, seus desejos e suas necessidades, bem como as coisas que gostam de fazer e de aprender, resgatando os valores sociais e de convivência fundamentais para a relação entre os seres humanos.

⦁ Contadora de história

No dia a dia em sala de aula, a professora sempre utiliza de histórias para trabalhar diversos aspectos com as crianças. Mas em 2017 faremos um trabalho específico envolvendo histórias, oficinas e brincadeiras que regatam o que chamamos de “verdadeira infância”. Uma contadora de história (que não é a professora da sala) irá entrar na sala de aula frequentemente para trazer propostas para as crianças. Ela estará caracterizada e levará para as crianças surpresas e novidades, contará histórias, cantará músicas, entre outras atividades. Com certeza, serão momentos mágicos que os pais ficarão com água na boca quando os filhos comentarem em casa, pois relembrarão da infância com muito carinho.